Setor produtivo pede redução da taxa Selic após inflação ser contida 

Valor foi mantido em 13,75% ao ano

27/10/2022 às 21:10 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O setor produtivo pediu que o BC (Banco Central ) comece a reduzir a taxa Selic assim que a inflação se mostrar contida. Segundo a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) a taxa foi mantida em 13,75% ao ano

Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), os juros altos continuam necessários para segurar a inflação atual e manter sob controle as expectativas para os preços em 2022 e 2023. 

A entidade, porém, destacou que o Brasil tem um dos maiores juros reais (acima da inflação) do mundo e defendeu o equilíbrio dos gastos públicos para que os juros comecem a cair mais rapidamente.

Segundo a CNI, a política monetária está no campo contracionista desde dezembro de 2021, com os juros desestimulando a atividade econômica. Para a confederação, a intensidade dessa política contracionista é bastante forte, pois a taxa de juros real está em torno de 8% ao ano, o que representa 4 pontos percentuais acima da taxa de juros neutra, aquela que não estimula e nem desestimula a atividade econômica.

A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) considera acertada a decisão do Copom. No entanto, a entidade de classe pontua que "a estabilidade da taxa de juros em patamar elevado limitará de maneira significativa o processo de crescimento econômico em curso. Os últimos dados sobre a atividade econômica já mostram resultados aquém das expectativas, sobretudo para a produção industrial".  

Com informações e foto da Agência Brasil 
 


Últimas Notícias